Escolha uma Página

Jesus foi testado por aqueles que o queriam acusar e conheciam muito bem a Torá (5 primeiros livros da Bíblia dados por YHWH no monte Sinai – escritura sagrada. )

“Mestre: Qual o maior mandamento?”

“E Yeshua (Jesus) disse: Amarás YHWH, teu Elohim, com todo o teu coração, e com toda a tua alma, e com toda a tua força, e com todo o teu pensamento.” (Mateus 22:37-39) / (Marcos 12:30-34)Peshsitta.

“Aquele que tem as minhas mitsvot e as guarda, esse é o que me ama, e aquele que me ama, será amado do meu Pai; e Eu também o amarei e me revelarei a ele.” (João 14:21) Peshitta.

A palavra cultura vem de culto. As festividades da nossa cultura, nada mais são do que comemorações culturais (cultuais), ritos para celebrar algo. Portanto, quando fazemos determinadas festividades, estamos prestando culto a determinada entidade que se manifesta para receber aquele culto naquele período, daquela forma, com aquelas comidas e bebidas típicas daquela celebração.

Sem perceber, ou achando que “não tem nada a ver” quebra-se o primeiro e maior mandamento que O Eterno nos deu para que vivamos bem e sob Suas bênçãos. 

Talvez você nunca tenha parado para pensar que o calendário gregoriano foi elaborado para implementar uma cultura em detrimento de outra a qual se queria extinguir.

Há um calendário que o próprio YHWH deixou para que seguíssemos e pudéssemos cultuá-lo a cada comemoração, em tempos determinados. Tudo isso foi deixado por estatuto perpétuo, portanto deveríamos ter essa cultura como povo até os dias de hoje para vivermos de acordo com seus estatutos e mandamentos.

As mudanças culturais são feitas pelo mesmo processo que se utiliza para mudar um único indivíduo. A partir de pensamentos (ideias), palavras (comunicação) e ações (comportamento).

Cada uma dessas dimensões tem peso diferentes dentro desse processo e as ações têm o maior peso, porque estamos no “Reino de MALCHUT”, Reino das ações, onde tudo é manifesto. As palavras são criativas, mas nesse Reino, precisam vir acompanhadas de ação, ou não terão a mesma efetividade. Os pensamentos, nesse Reino, podem não ter efeito nenhum, porque podemos escolher quais deles queremos manifestar através das palavras e ações.

Se pensamos algo e falamos diferente do que pensamos, não há alinhamento, portanto, não há ação efetiva ou esta é improdutiva.

Se pensamos algo e falamos daquilo que pensamos, mas, nossas ações não refletem o que pensamos e falamos, somos hipócritas, e também não há efetiva produtividade.

Somente quando pensamos algo, falamos daquilo que pensamos e as nossas ações refletem a nossa fala; esse alinhamento provoca mudanças no mundo espiritual e “O que ligares na terra, será ligado no Céu.”

O que fazemos diariamente e principalmente em datas comemorativas, isso nos define individualmente e como povo. Define a nossa cultura. 

O povo de IHWH obedece os seus mandamentos, e o primeiro deles é amar a IHWH e somente a Ele prestar culto.

MANDAMENTOS

“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

1 – Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

2 – Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia até mil gerações dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

3 – Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

4 – Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

5 – Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

6 – Não matarás.

7 – Não adulterarás.

8 – Não furtarás.

9 – Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10 – Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” 

(Êxodo 20:1-17)